sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Presépio em Movimento Cavalinho - São Paio de Oleiros

São Paio de Oleiros – Presépio Cavalinho

Desta vez, vimos trazer-vos uma proposta algo diferente, mas que ao mesmo tempo se enquadra perfeitamente no espirito e objetivo do blog.


Ao consultar na internet um fórum ligado a estas andanças das viagens demos de caras com um report curioso, pelo menos para nós. Um report sobre o presépio de Natal do Cavalinho!

Mapa Acessibilidades Junta Freguesia S.P. Oleiros
Temos sido visita assídua a São Paio de Oleiros, onde de resto até temos familiares muito próximos, e possuímos bastante material fotográfico sobre o Presépio. Aproveitando que fizemos nova visita nos últimos dias, porque não usar alguma dessa informação como forma de promover algo que será ainda desconhecido de muita gente e se por acaso com a minha partilha alguém decida vir conhecer esta exposição tão peculiar, então já terá valido a pena. 


À chegada ao local somos um pouco surpreendidos pois o local transformou-se numa verdadeira festa popular, com as barracas de venda ambulante colocadas em tudo quanto é local disponível, seja para vender as pipocas, pão com chouriço, farturas, etc. 



Ainda por cima estamos precisamente na época do Natal onde quem sabe se uma tarde passada a ver o presépio não fará as delicias da(s) criança(s) lá de casa.

Neste report em particular mais que o texto as fotos serão o principal foco de importância, pois como diz o ditado, uma imagem vale por mil palavras!!!

O presépio resulta da vontade de um empresário que por gosto e paixão decidiu criar esta verdadeira obra de arte popular e anualmente atualiza-la com novas peças e expô-la de uma forma gratuita a todos aqueles que a queiram apreciar. A Cavalinho criou na sua sede, em São Paio de Oleiros, o “Presépio Cavalinho” que desde 2013 detém o recorde do Guiness do “Maior Presépio do Mundo em movimento”.

Efetivamente, em 2013 com cerca de 7.500 peças e uma área de 3.500 metros quadrados, bateu o recorde mexicano que até 2013 figurava no Guiness Book of Records. Nem todas as peças contaram para ultrapassar a marca anterior: apenas as figuras relacionadas com a história de Cristo foram validadas e, entre estas, apenas as que tivessem cerca de 20 centímetros de altura, o que deixou de fora figuras de ciclistas, comboios, teleféricos, motos e fanfarras. Nem as réplicas da mais conceituada fadista portuguesa, Amália Rodrigues, o júri contabilizou.

Este “mundo encantado” conta já com 10 anos de vida. Reúne mais de 8.000 peças, 4.000 metros quadrados, cenários alusivos à cultura e tradições portuguesas e um comboio que percorre paisagens habitadas por miniaturas animadas.

O espaço recria ainda ofícios antigos e recorda costumes portugueses, como o folclore, a volta a Portugal (relatada por um locutor radio), as procissões, entre outros.

A criatividade e a memória das famílias são assim estimuladas, numa recriação genuína e apaixonada, cuja participação é gratuita.


O presépio cavalinho é, hoje, uma referência nacional das festividades natalícias, recebendo todos os anos, entre novembro e março, milhares de visitantes, de norte a sul de Portugal, Espanha, França e Suíça.


Este ambiente misturado com a multidão que em algumas alturas se acumula no local, fazia seguramente corar de inveja a maioria das comissões de festas dos santos populares, organizadas um pouco por todo o nosso país durante o verão.

Assim que nos aproximamos do presépio e das suas imensas figuras, somos transformados automaticamente em crianças, mesmo que não o queiramos.

É quase impossível não ficar rendido à arte e engenho dos artesãos que criaram tais peças de uma forma artesanal e julgo não estar errado quando digo que cada peça é única pois não acredito que se façam este tipo de peças em serie.

Normalmente, a reação dos visitantes é de estupefação face ao tamanho do presépio e das peças. Nota-se na cara das pessoas o deslumbramento.



O fundador da Cavalinho - marca de malas e calçado – Manuel Jacinto Azevedo tem investido neste presépio que começou por ser um projeto pessoal e que atualmente, adiantou o empresário numa entrevista recente à Lusa, envolve mais de 30 voluntários, na sua maioria funcionários da empresa que, conta Azevedo, reservam para o efeito as suas horas vagas e fins-de-semana.



“Não é só o dinheiro que faz isto, como algumas pessoas pensam. É preciso apaixonarmo-nos por este trabalho e foi isso que aconteceu com todas as pessoas que têm vindo a colaborar com o presépio, com tanto sacrifício das suas horas livres e das suas famílias”, disse o empresário.

O presépio tem crescido de dimensão todos os anos e ocupa atualmente cerca de 3.500 metros quadrados, nos quais se incluem, por exemplo, cerca de 55 quilómetros de cabo elétrico, 5.000 lâmpadas LED, 10 quedas de água, 100 sensores de movimento e “umas quantas toneladas de barro, areia, saibro e terra” para efeitos decorativos realistas.


A visita deve ser feita tranquilamente para poder apreciar os pormenores e detalhes de todas as figuras e cenas retratadas.

Podem ser apreciadas figuras em tamanho real relacionadas com a vida de Cristo, do tempo dos romanos e egípcios, o encontro da irmã Lúcia com o Papa João Paulo II, a Aparição da Nossa Senhora de Fátima aos Pastorinhos, o “Bailinho da Madeira” com figuras icónicas da Ilha, a “Ramada do Cavalinho”, com Amália Rodrigues a cantar fado acompanhada por Vasco Santana à guitarra e Ribeirinho à viola, e representantes da politica portuguesa a jogar às cartas.

Outros pontos de atração são as representações de vários ofícios antigos e de costumes antigos, incluindo a Volta a Portugal (com ciclistas e o respetivo relato através da rádio) e o célebre Vouguinha.


O Presépio Cavalinho conta ainda com uma sala de cinema com o filme exclusivo “Cavalinho, o Mundo Mágico II”, do realizador Cláudio Sá.

Aconselho vivamente toda a gente a visitar o presépio, e acredito que os adultos vão ficar mais fascinados do que as crianças, acreditem!
  
Na página da Junta de Freguesia de São Paio de Oleiros podemos obter algumas informações úteis sobre esta exposição:


“Aberto diariamente entre Novembro e Março, este complexo expositivo expande-se por uma vasta área onde arte, culto, fantasia e identidade se fundem num universo de cor, luz, som e movimento.


Laureado com o título de “Maior Presépio do mundo em movimento”, este espaço com mais de sete mil peças e conjuntos escultóricos, associa sagrado e profano; ou seja, promove a coexistência expositiva das figuras habituais da narrativa do Nascimento de Jesus (“Presépio sacro”), com outras, que sintetizam atividades diárias e hábitos lúdicos, culturais e profissionais do ser humano, (um conceito presepista com raízes seculares, fomentado nacionalmente a partir dos sécs. XVII e XVIII, pelo trabalho de escultores e criadores como Joaquim Machado de Castro (1731 – 1822), um expoente do Barroco português).

Deste modo, entre muitas outras sensações, o “Presépio Cavalinho proporciona ao visitante uma “viagem teológica” - entre o Nascimento e a Morte de Jesus – promove o culto, exprime a etnografia e a identidade local e regional portuguesa, satiriza positivamente a história política nacional, homenageia personalidades, atos e eventos da cultura e desporto lusitano, sem nunca esquecer “miúdos e graúdos”. Intensificando, pelo seu ambiente peculiar, toda a “magia” e fantasia própria da envolvência e temática natalícia”.

Fica aqui a sugestão! A decisão agora é vossa!

Para terminar deixo aqui um pequeno video que mostra a nossa ultima visita:



Sem comentários:

Enviar um comentário