quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Passagem d'Ano 2013/2014 - Carnival Liberty – Madrid – Atlanta – West Palm Beach

26 de Dezembro de 2013

Após algum tempo (felizmente não muito!) de ausência, aqui estou novamente para enriquecer o blog com mais algumas experiências sentidas nas últimas férias.

Não é novidade para ninguém que as viagens, em lazer, são viciantes e como este é um vício bom há que dentro das possibilidades “alimentar” o vício.

Aproveitando o facto de nos últimos dias de 2013 festejar o meu quadragésimo aniversário (dito assim até parece melhor do que é na realidade!) decidimos que a ocasião merecia uma comemoração melhor, afinal sempre não é todos os dias que se entra nos “entas”. Ou pelo menos foi esse o pretexto que dei a mim próprio para uma vez mais me aventurar numa longa viagem de avião até aos Estados Unidos da América.

Feitas as primeiras pesquisas, logo chego à dura conclusão que por se tratar de época alta os preços das ligações aéreas estavam completamente proibitivas. Além de se tratar de época alta, penso que o final do ano, com o réveillon ainda acentua mais o aumento dos preços! A primeira reação foi desistir da viagem nesta data e adiar para outra altura. No entanto, quem está habituado a pesquisar informação sobre viagens sabe que existem varias variáveis a ter em conta na determinação do preço final, pelo que decidi começar a pensar em alternativas, tanto no que toca a companhias aéreas como nos aeroportos utilizados, um pouco na filosofia das low-cost, voar para aeroportos secundários fica substancialmente mais barato que voar para os principais. É nesta fase que surgem as hipóteses de Fort Lauderdade e West Palm Beach, que distam cerca de 50 e 100 kms de Miami, aproximadamente. Conjugados os preços com os horários dos voos a opção recaiu num voo com partida de Madrid, escala em Atlanta, sendo o destino final West Palm Beach. Apesar de ter ficado a perder em comodidade e conforto, poupei imenso no preço, viabilizando a realização da viagem.

Feitas as reservas via internet para os vários itens da viagem, foi só aguardar pela chegada do Natal para receber o “presente”!

Assim ao final da tarde do dia 25 de Dezembro toca a rumar a Madrid para dar início ao mais umas férias. A viagem foi tranquila até chegarmos a Salamanca, altura em que começou a nevar e tornou o resto da viagem num exercício de paciência. A noite foi passada no “Íbis Madrid Aeropuerto”, um típico hotel de pernoita entre viagens. O preço foi dentro do habitual, ficando a estadia com pequeno-almoço em cerca de 70€.

O pequeno-almoço foi tomado cedo pois ainda tínhamos de deixar o carro no estacionamento low-cost do aeroporto, reservado através de internet (www.aena-aeropuertos.es) por 66,50€. Como o parque low-cost estava cheio recebemos um upgrade para o parque normal sem pagamento adicional. Uma das vantagens do parque Larga Estancia é o facto de ter um serviço de shuttle até ao terminal, que o low cost não tem. Todo o processo foi muito rápido e entre deixar as meninas no terminal e estacionar o carro e voltar ao terminal não deve ter demorado mais de 30 minutos.

Com o dia a começar frio mas com sorte, lá fomos até ao check-in onde uma vez mais tivemos sorte e fomos presenteados com outro upgrade, desta vez para a categoria Economy Confort, com embarque prioritário e mais espaço para as pernas. Numa viagem de mais de 10h o espaço adicional é bem-vindo.

A viagem foi feita num Boeing 767-300 em bom estado de conservação e o serviço esteve ao nível dos melhores que já usufrui. Serviram-nos uns snacks assim que descolamos, depois a refeição com opção entre frango e pasta e antes de chegarmos um snack quente. Pormenor a favor da Delta Airlines é que na viagem de ida pudemos reservar antecipadamente refeições especiais entre infantis, baixo teor de sal, sem glúten, etc. esta opção não está disponível em todos os voos mas apenas em algum tipo de aeronaves.

Uma das vantagens (talvez a única!) da viagem ter uma escala em território americano é o facto do controlo de entrada por parte dos serviços de emigração ser feita no primeiro aeroporto e não na chegada ao destino final.

Nesta viagem o processo foi feito de forma diferente que da nossa primeira estadia em Miami, pois desta vez todas as malas foram recolhidas para serem verificadas pela emigração, caso desejassem, mas logo à saída da área de controlo voltávamos a entrega-las sem necessidade de efetuar novo check-in.

A escala em Atalanta foi de cerca de 3:45 horas o que permitiu tranquilamente encontrar a porta de embarque, lanchar pois tínhamos informação no que voo final não haveria serviço a bordo, o que não correspondeu à verdade pois serviram uma bebida e um pacote de snacks. Pouco mas serviu para entreter. Ainda tivemos tempo para tirar umas fotos aos movimentos na placa.

O voo saiu com um atraso de cerca de 15 min mas parte do mesmo foi recuperado durante o voo e cerca das 20:45h estávamos em West Palm Beach.

Outra das vantagens de voar para um aeroporto mais pequeno é a proximidade dos serviços. A entrega do carro reservado através da internet na Avis foi tratada mesmo dentro do terminal, sendo que o seu levantamento foi efetuado num parque de estacionamento a 2 min de distância, utilizando um bus próprio para o efeito.

Mais uma vez saiu-nos na “rifa” um Ford Focus, que nos custou cerca de 234€ e cerca de 1 hora depois estávamos no nosso quarto no EB Hotel Miami, depois de uma paragem curta numa loja de conveniência “Publix” para jantar. Sobre o hotel tecerei alguns comentários (positivos!) numa próxima mensagem!

A manha do dia seguinte estaria destinada às compras e a tarde para visitar algum local próximo de Miami, isto se o tempo o permitisse…

Mas isso são contas para amanha…